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terça-feira, 15 de outubro de 2013

H A R L E Y - D A V I D S O N E SUA HISTORIA.



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Modelo: Indian 841
H A R L E Y - D A V I D S O N

Ao final da II Guerra Mundial, a Harley-Davidson, bem sucedida em seus contratos com as forças armadas aliadas, e com departamentos da polícia americana, consegue se firmar como a principal produtora de motocicletas norte-americanas.
Os modelos mais importantes da Harley-Davidson entre o pós-guerra e a década de 1960 foram:
- 1946 F e 1947 FL V Twin 1340cc Knuclehead;
- 1948 125 Model S, monocilíndrico dois tempos, 3hp e consumo de 38 km/l e com velocidade final de 80 km/h;
- 1948 FL V Twin 1200cc Panhead, 50 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h, que era mais confiavel, requeria menos manutenção e com a opção do banco "Budy Seat" teve a missão de atrair novos motociclistas para a marca;
- 1950 WR V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor (a tataravó das atuais Sportster 883);
- 1950 EL e 1951 FL, com suspensão dianteira hidráulica "Hydra Glide" (apresentada em 1949), V Twin 1200cc Panhead, 55 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h;
- 1952 FLF V Twin 1200cc Panhead, com câmbio já no pé esquerdo, través de "ratoeira/mouse trap";
- 1952 K V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor;
- 1955 FLH V Twin 1200cc Panhead, 60 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 169 km/h;
- 1955 Servicar Triciclo V Twin 1200cc Panhead;
- 1955 KH V Twin 883cc Flathead, com velocidade final de 153 km/h;
- 1956 KHK e KR V Twin 883cc Flathead;
- 1957 XL "The Sportster" V Twin 883cc;
- 1958 FLH com ambas as suspensões hidráulicas, a "Duo Glide" V Twin 1200cc Pan head, e com velocidade final de 161 km/h;
- 1958 XLCH Sportster V Twin 883cc com velocidade final de 185 km/h, com visual "scrambler" e criada por pressão de motociclistas Californianos que queriam uma moto com desempenho a altura das inglesas
bi cilíndricas paralelas; - 1960 XLH Sportster V Twin 883cc.
Em 1960 a Harley Davidson, interessada em fabricar motocicletas de pequena cilindrada em função do mercadológico da época, adquiriu metade da Italiana Aeronáutica Macchi of Varese (Aer Macchi) e começou a produzir o scooter Topper em 1960 (o scooter do "Zé Colmeia" e da série televisiva "77 Sunset Strip"), com preço de U$ 430,00 (com a chegada da Honda Cub de 50cc aos EUA no mesmo ano, as vendas do Topper despencaram); a mono cilíndrica horizontal Sprint de 250 cc em 1961, e a on/off road mono cilíndrica com motor dois tempos, Scat de 165 cc. Em 1941 foram lançados modelos que incorporaram os melhoramentos e a experiência da década anterior. As forças policiais, acostumadas com as JD de 1200cc, pediam a mesma cilindrada na Knuckle Head o que permitiria velocidades maiores; outras mudanças foram aprimoramentos na embreagem, caixa, lubrificação do cabeçote, bloco do motor reforçado e eixo da biela reforçado. Os pneus mudaram para 5.00 x 16". o fundo do velocímetro passou de branco para preto, o tanque levou uma faixa cromada dividindo-o ao meio. O modelo da Knuckle Head de 1200cc tomou o nome de F (FL para alta compressão) e os de válvula lateral U (UL para alta compressão) e ULH para o modelo de 1340cc. O mostrador no painel "olhos de gato" permaneceu até 1946. As cores disponíveis eram o azul clip per, vermelho voador, verde cruzador, preto e verde oliva. Enquanto em 1948 as modelos "U" saiam de linha de produção deixando somente as WL45 como modelo de válvula lateral, era introduzido o modelo Pan Head, denominado assim por causa do formato de panela da tampa de válvulas. A Pan Head não era somente um novo cabeçote, o quadro mudou para acomodar um motor mais alto, mais leve e com dutos de lubrificação internos. Era equipada com uma nova bomba de óleo, mas a mudança mais significativa eram os tuchos de válvula hidráulicos que permitiam que o ajuste perfeito das válvulas fosse menos crítico e o motor assim trabalhava mais frio. Um novo comando acompanhava o sistema. As cores disponíveis eram o azul Azure, vermelho voador e preta. Em 1949 foram introduzidos os garfos hidráulicos e o modelo ganhou o nome de "Hydra-Glide". Os para lamas também mudaram com um corte superior mais reto. Em 1952 foi oferecido o câmbio no pé como opcional e o câmbio manual permaneceu em catálogo até 1972. O ano de 1952 foi o último ano para a WL de 750cc e para a EL Pan head de 1000cc. Em 1955 foi lançado o modelo FLH de 1200cc com compressão de 8.00:1 e 60 hp. Desta vez o "H" não representava o aumento da cilindrada para 1340cc como anteriormente, porém um aumento de performance originada por mudanças nos coletores de admissão e novo cabeçote. O motor de 750cc de válvula lateral permaneceu em produção até 1973, em parte devido ao Servirar e por outro lado pelos modelos WR de competição e o K lançado em 1952 com caixa de marcha no bloco do motor (unit) e balança traseira. Esses modelos esportivos eram muitíssimos apreciados pela durabilidade e baixo custo de manutenção, ao qual veio se juntar em 1957 o modelo XL Sportster. Em 1958 o modelo "Hydra-Glide" transformou-se no "Duo-Glide" com a utilização de uma balança na suspensão traseira, que além dos amortecedores traseiros trazia outras inovações tais como freio hidráulico traseiro, transmissão e embreagem reforçadas, aletas de refrigeração no cabeçote aumentadas e molas de válvula mais fortes. As cores disponíveis eram o azul celeste/branco, vermelho Calypso/branco, cinza sabre metálico/branco e preto/branco. A adição de partida elétrica em 1965 fez com que a "Duo-Glide" se transformasse na "Electra-Glide".

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