Modelo: Indian 841
H A R L E Y - D A V I D S O N
Ao final da II Guerra Mundial, a
Harley-Davidson, bem sucedida em seus contratos com as forças armadas
aliadas, e com departamentos da polícia americana, consegue se firmar
como a principal produtora de motocicletas norte-americanas.
Os modelos mais importantes da Harley-Davidson entre o pós-guerra e a década de 1960 foram:
- 1946 F e 1947 FL V Twin 1340cc Knuclehead;Os modelos mais importantes da Harley-Davidson entre o pós-guerra e a década de 1960 foram:
- 1948 125 Model S, monocilíndrico dois tempos, 3hp e consumo de 38 km/l e com velocidade final de 80 km/h;
- 1948 FL V Twin 1200cc Panhead, 50 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h, que era mais confiavel, requeria menos manutenção e com a opção do banco "Budy Seat" teve a missão de atrair novos motociclistas para a marca;
- 1950 WR V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor (a tataravó das atuais Sportster 883);
- 1950 EL e 1951 FL, com suspensão dianteira hidráulica "Hydra Glide" (apresentada em 1949), V Twin 1200cc Panhead, 55 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 161 km/h;
- 1952 FLF V Twin 1200cc Panhead, com câmbio já no pé esquerdo, través de "ratoeira/mouse trap";
- 1952 K V Twin 750cc Flathead com câmbio integrado ao motor;
- 1955 FLH V Twin 1200cc Panhead, 60 hp a 4800 rpm e com velocidade final de 169 km/h;
- 1955 Servicar Triciclo V Twin 1200cc Panhead;
- 1955 KH V Twin 883cc Flathead, com velocidade final de 153 km/h;
- 1956 KHK e KR V Twin 883cc Flathead;
- 1957 XL "The Sportster" V Twin 883cc;
- 1958 FLH com ambas as suspensões hidráulicas, a "Duo Glide" V Twin 1200cc Pan head, e com velocidade final de 161 km/h;
- 1958 XLCH Sportster V Twin 883cc com velocidade final de 185 km/h, com visual "scrambler" e criada por pressão de motociclistas Californianos que queriam uma moto com desempenho a altura das inglesas
bi cilíndricas paralelas; - 1960 XLH Sportster V Twin 883cc.
Em 1960 a Harley Davidson, interessada
em fabricar motocicletas de pequena cilindrada em função do
mercadológico da época, adquiriu metade da Italiana Aeronáutica Macchi
of Varese (Aer Macchi) e começou a produzir o scooter Topper em 1960 (o
scooter do "Zé Colmeia" e da série televisiva "77 Sunset Strip"), com
preço de U$ 430,00 (com a chegada da Honda Cub de 50cc aos EUA no mesmo
ano, as vendas do Topper despencaram); a mono cilíndrica horizontal
Sprint de 250 cc em 1961, e a on/off road mono cilíndrica com motor dois
tempos, Scat de 165 cc. Em 1941 foram lançados modelos que incorporaram
os melhoramentos e a experiência da década anterior. As forças
policiais, acostumadas com as JD de 1200cc, pediam a mesma cilindrada na
Knuckle Head o que permitiria velocidades maiores; outras mudanças
foram aprimoramentos na embreagem, caixa, lubrificação do cabeçote,
bloco do motor reforçado e eixo da biela reforçado. Os pneus mudaram
para 5.00 x 16". o fundo do velocímetro passou de branco para preto, o
tanque levou uma faixa cromada dividindo-o ao meio. O modelo da Knuckle
Head de 1200cc tomou o nome de F (FL para alta compressão) e os de
válvula lateral U (UL para alta compressão) e ULH para o modelo de
1340cc. O mostrador no painel "olhos de gato" permaneceu até 1946. As
cores disponíveis eram o azul clip per, vermelho voador, verde cruzador,
preto e verde oliva. Enquanto em 1948 as modelos "U" saiam de linha de
produção deixando somente as WL45 como modelo de válvula lateral, era
introduzido o modelo Pan Head, denominado assim por causa do formato de
panela da tampa de válvulas. A Pan Head não era somente um novo
cabeçote, o quadro mudou para acomodar um motor mais alto, mais leve e
com dutos de lubrificação internos. Era equipada com uma nova bomba de
óleo, mas a mudança mais significativa eram os tuchos de válvula
hidráulicos que permitiam que o ajuste perfeito das válvulas fosse menos
crítico e o motor assim trabalhava mais frio. Um novo comando
acompanhava o sistema. As cores disponíveis eram o azul Azure, vermelho
voador e preta. Em 1949 foram introduzidos os garfos hidráulicos e o
modelo ganhou o nome de "Hydra-Glide". Os para lamas também mudaram com
um corte superior mais reto. Em 1952 foi oferecido o câmbio no pé como
opcional e o câmbio manual permaneceu em catálogo até 1972. O ano de
1952 foi o último ano para a WL de 750cc e para a EL Pan head de 1000cc.
Em 1955 foi lançado o modelo FLH de 1200cc com compressão de 8.00:1 e 60
hp. Desta vez o "H" não representava o aumento da cilindrada para
1340cc como anteriormente, porém um aumento de performance originada por
mudanças nos coletores de admissão e novo cabeçote. O motor de 750cc de
válvula lateral permaneceu em produção até 1973, em parte devido ao Servirar e por outro lado pelos modelos WR de competição e o K lançado
em 1952 com caixa de marcha no bloco do motor (unit) e balança traseira.
Esses modelos esportivos eram muitíssimos apreciados pela durabilidade e
baixo custo de manutenção, ao qual veio se juntar em 1957 o modelo XL
Sportster. Em 1958 o modelo "Hydra-Glide" transformou-se no "Duo-Glide"
com a utilização de uma balança na suspensão traseira, que além dos
amortecedores traseiros trazia outras inovações tais como freio
hidráulico traseiro, transmissão e embreagem reforçadas, aletas de
refrigeração no cabeçote aumentadas e molas de válvula mais fortes. As
cores disponíveis eram o azul celeste/branco, vermelho Calypso/branco,
cinza sabre metálico/branco e preto/branco. A adição de partida elétrica
em 1965 fez com que a "Duo-Glide" se transformasse na "Electra-Glide".
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