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sábado, 16 de abril de 2011

Zippo e sua historia desde 1932 um sucesso de vendas



  • O isqueiro Zippo é um produto de qualidade e durabilidade, um dos ícones mais conhecidos no mundo "pela chama que não se apaga" e sinônimo de elegância e praticidade.
  • A Zippo foi fundada em 1932, em Bradford, Pennsylvania, quando George G. Blaisdell decidiu criar um isqueiro que seria bonito e fácil de usar. Blaisdell obteve os direitos de um isqueiro à prova de vento Austríaco com topo removível e o reprojetou de acordo com suas próprias especificações. Ele fez o corpo retangular, prendeu a tampa ao corpo com uma dobradiça soldada, e colocou uma proteção ao redor do pavio. Fascinado por uma outra invenção recente, o zipper, Blaisdell chamou seu isqueiro de "Zippo" e o lançou com uma garantia por toda a vida. Desde 1932, a Zippo produziu mais de 400 milhões de isqueiros à prova de vento. A Zippo celebrou a produção do isqueiro número 400.000.000 no dia 3 de setembro de 2003 e hoje produz cerca de 12 milhões de isqueiros por ano. Exceto por melhorias no mecanismo interno e mudanças no acabamento, o design original permanece praticamente o mesmo. A garantia por toda a vida que acompanha todo Zippo ainda garante que "ou o isqueiro funciona, ou o consertamos de graça".

Zippo na Segunda Guerra


Zippo na Segunda Guerra
"Se eu fosse lhe contar como esses isqueiros Zippo são desejados no front e a gratidão e felicidade com que os rapazes os recebem, você provavelmente me acusaria de exagero. Eu realmente acredito que o isqueiro Zippo é o item mais cobiçado no exército."

- Ernie Pyle
Correspondente da Segunda Guerra Mudial
7 de agosto, 1944

Sem dúvidas, a Segunda Guerra Mundial teve papel fundamental em tornar o nome Zippo conhecido ao redor do mundo. Soldados levavam seus isqueiros adorados por todos os lugares que lutaram. O "click" ouvido ao redor do mundo começou a "clicar" em 1943.

De 1943 até o final da Segunda Guerra Mundial, toda a produção da Zippo era mandada para os soldados em combate ao redor do mundo. Uma vez que cromo e bronze estavam em falta, os isqueiros à prova de vento Zippo eram fabricados com metal poroso e cobertos com tinta preta que era cozida para obter um acabamento rugoso. O mecanismo interno era feito de zinco.

Muitos soldados personalizavam seus isqueiros Zippo, riscando seus nomes, lugares, imagens e mensagens de todos os tipos para sinalizar seus sonhos, esperanças, medos e saudades. Esse tipo de alteração é considerada "Arte de Trincheira", um termo da Primeira Guerra Mundial que refere-se especificamente a itens criados com as sobras de guerra nos campos de batalha.

Arte de trincheira é extremamente valiosa e historicamente importante. Muitos colecionadores, entretanto, estenderam o conceito de "Arte de Trincheira" incluindo também mudanças e inscrições incorporadas aos itens.

O famoso correspodente Ernie Pyle apelidou George G. Blaisdell "Mr. Zippo". Ele escreveu: "O isqueiro Zippo está sendo muito procurado no campo de batalha - ele é o item mais cobiçado no exército."

Durante a Segunda Guerra, o Zippo se tornou conhecido como o "amigo do soldado" e era valorizado por sua confiabilidade e por ser uma lembrança de casa.

Com o final da guerra, a partir de 1946, as caixas dos isqueiros passaram a ser feitas de níquel. Um fundo identado curvo foi incorporado.

A escalada no uso do Zippo durante a Segunda Guerra Mundial foi refletida em um grande número de filmes que retratam isqueiros Zippo, feitos durante e posteriormente este período.