Translate

quinta-feira, 11 de julho de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

BONSAI Manual de Cuidados Básicos


Bem sou o feliz proprietário de um BONSAI
Frutífero Jabuticabeira.
Meu BONSAI é novo tenho muito a aprender pois quero ele bonito na pro cima foto.
Não tinha a menor ideia que fazer um BONSAI ficar bonito seria tão trabalhoso mas,
vamos nesta.
Mais um desafio para um CAVALEIRO DA LUZ.

 
BONSAI - Manual de Cuidados Básicos

O mínimo que você precisa saber e fazer para cuidar de um bonsai
Parabéns!

 Você acaba de adquirir uma "Obra de arte".
Mas, para dar continuidade ao nosso trabalho, o bonsai, conta com sua ajuda.

Ambiente: Para se desenvolver e ter boa saúde, o bonsai precisa,  no mínimo, de 2 a 4 horas de sol diariamente (dependendo da espécie), podendo ainda ficar exposto ao sol, por um ou dois períodos (manhã e tarde) em um ambiente com ventilação. Isso ajudará a evitar que ele venha a contrair pragas e doenças. Procure fazer rotações periódicas no vaso, de forma que toda a planta receba seu banho de sol diariamente em todas as partes. Evite colocar em superfícies como, metal, cimento, pedra, etc. Que acumulam temperatura, e transmitem para o vaso e a planta.

Rega: Regue de preferência quando a superfície do solo começar a secar, evitando deixar secar por completo, e evite também deixar o solo constantemente encharcado com regas excessivas, isso faz com que as raízes apodreçam e, em alguns casos, provocam a perda da planta. Regue abundantemente o seu bonsai e pare quando a água começar a sair pelo fundo do vaso. Podendo utilizar para a rega, mangueira, regadores e outros recipientes.
Procure borrifar água na copa da planta, nos dias e nas horas mais quentes. Em caso de viagem, deixe seu bonsai aos cuidados de uma pessoa de confiança. Hoje em dia existem lojas especializadas que trabalham com o sistema de hospedagem.

NOTA: a maior causa de morte dos bonsai, é a falta de água. Já o excesso, pode ser um quadro reversível, mas que pode deixar seqüelas na planta.

Fertilizante: Para se desenvolver e manter sua saúde, o bonsai, como toda planta, necessita de nutrientes,
sais minerais, etc. Adube o seu bonsai periodicamente (conforme espécie, estação e região) utilizando adubo orgânico e/ou químico. Consulte-nos para maiores informações sobre fertilizantes.

Transplante: Geralmente, de dois em dois anos, a maioria das espécies necessita efetuar uma poda na raiz, troca de substrato (conforme o caso) para se manter saudável. Pois com o passar do tempo o vaso estará repleto de raízes o que dificultará a rega, retenção de nutrientes, drenagem e oxigenação das raízes, e a planta não conseguirá ter boa saúde e um bom desenvolvimento.

Poda: Com o objetivo de manter a forma e estilo do seu bonsai, devemos realizar podas periódicas para que ele não perca o formato e a tendência do seu estilo, além de prejudicar a ventilação, iluminação e ramificação interna da copa da planta. Se você não tiver prática e conhecimento dos estilos existentes, consulte-nos.

Pragas e doenças: As plantas por serem organismos vivos estão sujeitas à contrair pragas e doenças, uma planta estando saudável dificulta, mas não impede de estar livre desses males. Procure através de observação diária, qualquer alteração que esteja fora do normal, nas folhas, galhos e troncos. Como forma de prevenção faça aplicações periódicas de defensivos no seu bonsai.

Observações:
  • Existem diversas espécies de plantas, cada qual tem seu habitat diferenciado, procure informar-se sobre a espécie que você adquiriu.
  • Aconselhamos a participar de um curso básico de bonsai, que ensina a transplantar, modelar, adubar, etc.
  • Em se tratando de seres vivos, não podemos dar garantias futuras, pois, o bonsai exige cuidados diários, e a pessoa que a adquiriu deve seguir e compreender suas necessidades.
  • Este é um manual sobre cuidados básicos, de modo geral. Para esclarecer suas duvidas, consulte-nos, que teremos o maior prazer em lhe atender.
CASA BONSAI
yamamotobonsai@gmail.com